PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS: Saberes e fazeres da agricultura Camponesa

Apresentamos a cartilha Práticas Agroecológicas: saberes e fazeres da agricultura camponesa, construída com o desdobramento dos trabalhos da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Goiás em parceria, nesta edição, com o Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo (GWATÁ) da Universidade Estadual de Goiás/Campus Cora Coralina, em um trabalho de campo e na pesquisa de um modelo agroecológico possível, resgatando os saberes milenares dos agricultores camponeses/as.

A construção e organização deste material ocorreram a partir das experiências dos quintais agroecológicos, da campanha de produção diversificada de alimentos, da Escola Diocesana de Agroecologia (Esta desenvolvida com agricultores/as dos municípios de Itaberaí, Heitoraí, Goiás, Itapuranga e outros municípios vizinhos, tendo como objetivo discutir os princípios básicos da Agroecologia, questões políticas e econômicas relacionadas) e do conteúdo das edições anteriores da cartilha, Primeiros Passos para uma Agricultura Agroecológica, também publicadas pela CPT.

A Escola Diocesana de Agroecologia é uma ferramenta de discussão e aplicação das linhas de ação da Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Goiás, que torna mais equilibrada a convivência com a natureza e a justiça nas relações humanas. Esta ação acontece no sentido de fortalecer a Agroecologia, um modelo de produção camponês que valoriza o conhecimento dos agricultores/as, respeita o meio ambiente e produz alimentos de qualidade.

Nas etapas da Escola Diocesana de Agroecologia e nas demais atividades da Comissão Pastoral da Terra Diocese de Goiás, quatro elementos importantes têm sido trabalhados como princípios no processo do “cuidado com a casa comum”: a) oficina de produção de defensivos orgânicos; b) depoimento de agricultor/a que desenvolve agricultura agroecológica; c) reflexão bíblico-teológica relacionada ao tema de estudo e momento cultural com preparos culinários da cultura camponesa; d) Pesquisa e troca de saberes populares.

Nesse contexto, essa primeira edição da nova cartilha quer levar ao conhecimento de mais agricultores/as e outras pessoas, do campo e da cidade, que querem conhecer os princípios Agroecológicos, as práticas e saberes desenvolvidos com e pelos agricultores/as camponeses/ as. Todos poderão contribuir na elaboração de um novo projeto produtivo e de vida, que seja ecológico e economicamente sustentável, além de melhorar a qualidade de vida da família e as relações de solidariedade nas suas comunidades.

A Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Goiás refletiu e reflete os temas econômicos e a melhor continuidade de Vida no Planeta, respectivamente, e quer tornar a oferecer a cartilha como instrumento de informação e formação que, se bem aplicado, produzirá práticas sustentáveis de desenvolvimento econômico, social e ambiental nas comunidades camponesas e urbanas.

Equipe da Comissão Pastoral da Terra/Diocese de Goiás
Cidade de Goiás – abril de 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Endereço: Av. Dr. Deusdeth Ferreira de Moura Bairro: Centro CEP: 76600-000 Cidade: Goiás - GO Telefone: (62)3371-4971 Email: gwataueg@hotmail.com Coordenador: Murilo Mendonça Oliveira de Souza