Retomada Ñanderu Marangatu – Panambizinho – O Fogo que nunca apaga – Retomada Teykue

Retomada Ñanderu Marangatu

Sinopse: No dia 29 de Agosto de 2015, mais um indígena assassinado por Ruralistas em Mato Grosso do Sul. Simião Vilhalva foi morto com um tiro no rosto por uma arma calibre 22. Membros da ASCURI estavam presentes no local, pois fazem parte desta luta e compartilham da luta e dor dos seus entes queridos. A luta segue neste mundo ou no outro, e pode ter certeza, voltaremos em milhões!

Direção:Associação Cultural de Realizadores Indígenas – ASCURI

Tempo: 4 min.

 

Panambizinho – O Fogo que nunca apaga

Sinopse: Quando Pai Kuará foi embora com sua mãe morar no Céu, deixou para o Povo do Mato, o Fogo. Mas a dadiva teve seu preço, cuidar dos Rios e Matas para que todos possam ter acesso a esse recurso. Hoje, Panambizinho possui quase nada de sua mata original, devido ao plantio de soja e milho pelos Colonos não-indígena, que roubaram as terras tradicionais em todo Mato grosso do Sul. Mas ainda o Povo do Mato Original cuida do que restou, e procura caminhos para recuperar a Mata Verdadeira.

Direção:Associação Cultural de Realizadores Indígenas – ASCURI

Tempo: 12 min.

 

Retomada Teykue

Sinopse: A luta dos Kaiowa e Guarani da aldeia Teykue, município de Caarapó na retomada do seu território tradicional é marcada pela luta, em Junho de 2016, mais um ataque ao Povo resulta em mais um indígena morto e quatro feridos, inclusive uma criança de 10 anos, após o ataque da milícia armada, financiada por ruralistas da região. Mais de 90 capsulas de balas foram encontradas na retomada, e inúmeras marcas de tiros, e nenhum fazendeiro ferido. O ataque acontece cinco dias após a visita de Deputado Federal Jair Bolsonaro, do PSC/RJ a Campo Grande Mato Grosso do Sul. Coincidência?

Direção:Associação Cultural de Realizadores Indígenas – ASCURI

Tempo: 15 min.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Endereço: Av. Dr. Deusdeth Ferreira de Moura Bairro: Centro CEP: 76600-000 Cidade: Goiás - GO Telefone: (62)3371-4971 Email: gwataueg@hotmail.com Coordenador: Murilo Mendonça Oliveira de Souza